quarta-feira, 22 de junho de 2011

Publicação na Revista Ceará e Municípios sobre a campanha em Morada Nova


Texto: Universidade do semiarido

O deputado Delegado Cavalcante (PDT) defendeu, na sessão plenária da Assembléia Legislativa, a instalação da Universidade Federal Rural do Semiarido (UFERSA), no município de Morada Nova, para atender a população do Vale do Jaguaribe.

Delegado Cavalvante destacou a campanha "O Vale necessita, Morada Nova merece", que tenta mobilizar a classe política cearense e demais municípios do Vale do Jaguaribe para a instalação de um campus da UFERSA. Segundo ele, Morada Nova reúne todos o quesitos para abrigar a instituição de ensino.

De acordo com o pedetista, Morada Nova é vizinha de outros 13 municípios interligados por estradas em bom estado de conservação. O relatório técnico apresentado pelo diretor da Ufersa de Angicos, professor Edcarlos Alves, aponta além da localização favorável, a infraestrutura. Cavalcante citou o Cinturão Digital, que oferece internet banda larga de alta velocidade. O parlamentar ressaltou ainda que cerca de 500 estudantes universitários se deslocam diariamente para o município de Mossoró, no Rio Grande do Norte, para estudar.

O deputado Professor Pinheiro (PT) comparou a situação do Ceará em relação a outros estados brasileiros. "Enquanto Minas Gerais tem 11 universidades federais, o Ceará tem apenas uma. Podemos reivindicar a instalação de mais universidades", disse. Outro argumento importante, segundo o petista, é o fato de o semiárido concentrar a maior parte da pobreza do Brasil. Por isso necessita de mais investimentos.

O deputado Leonardo Pinheiro (PR) lembrou que, além da importância social, a instalação da universidade vai gerar emprego e renda em toda região do Vale do Jaguaribe.

A Assembléia criou uma subcomissão de Convivência com o Semiárido, que vai atuar na tentativa de trazer para o Ceará, a Universidade Federal Rural do Semiárido, que já existe no Estado do Rio Grande do Norte.

ABAIXO-ASSINADO DA CAMPANHA DE MORADA NOVA: ASSINAR!

Nenhum comentário:

Postar um comentário