domingo, 19 de junho de 2011

Deputado Leonardo Pinheiro defende instalação da Ufersa no município de Morada Nova


No início da tarde desta sexta-feira (17/06), na sessão plenária da Assembleia Legislativa, o deputado Leonardo Pinheiro (PR) defendeu a instalação da Universidade Federal Rural do Semiárido (Ufersa) no município de Morada Nova, na região do Vale do Jaguaribe. O parlamentar informou que uma comissão de deputados vai visitar, na próxima terça-feira (21/06), o campus avançado da Ufersa em Angicos, no Rio Grande do Norte.

“Pretendemos trazer um campus para Morada Nova e o iniciador dessa luta foi o deputado Delegado Cavalcante (PDT). Fiz questão de ajudá-lo e de me empenhar junto com ele levantando essa importante bandeira para toda a região jaguaribana”, ressaltou.

Para Leonardo, a educação é o ponto fundamental para o desenvolvimento do Estado e existe uma grande concentração de renda, de indústrias, do ensino tecnológico e de universidades na Região Metropolitana de Fortaleza. “Além disso, dois terços do Produto Interno Bruto (PIB) do Estado estão na Região Metropolitana. Nós, que queremos ver um Ceará desenvolvido, forte e com melhores condições de vida para o povo, precisamos enfrentar os problemas da educação e das desigualdades sociais”, complementou.

O parlamentar ressaltou que, para enfrentar de frente o subdesenvolvimento do interior do Estado, nas áreas social, econômica, na saúde e na qualidade de vida, é fundamental abordar de forma intensa, séria e contundente a questão da educação.

“Muito tem sido feito em relação à qualificação profissional, através das escolas técnicas que o governador Cid Gomes tem inaugurado no Interior. Eu, como presidente da Comissão de Desenvolvimento do Semiárido, não podia passar ao largo dessa discussão. Precisamos capacitar os pequenos produtores para que eles usem os recursos naturais preservando o meio ambiente”, avaliou.

Em aparte, o deputado Delegado Cavalcante (PDT) elogiou o pronunciamento de Leonardo, destacando que, mesmo estando em seu primeiro mandato, é um parlamentar que tem futuro politicamente. “Em algumas situações temos que deixar a política partidária de lado e ir para o lado social. Desde o início desta luta, pedimos que os políticos daquela região façam isso; levem para o social”, concluiu.

Nota publicada no Facebook do Deputado Leonardo Pinheiro.

ABAIXO-ASSINADO DA CAMPANHA: ASSINAR!

Um comentário:

  1. A Universidade Federal do Ceará nunca se importou de verdade com as necessidades do interior. Faz muito pouco tempo que criou Campus no Cariri e em Sobral e alguns poucos cursos em Quixadá. Como pode uma Universidade distante da realizada do Estado, contribuir na solução dos problemas do interior? O Vale do Jaguaribe é rico em água, tem uma cultura primorosa e um grande potencial nunca explorado, é uma nova fronteira para o crescimento do Ceará e redução das igualdades sociais. E não venham dizer que UFERSA não autonomia para ter um Campus no Ceará, pois tem sim, o resto é balela de alguns egoístas da Capital cearense. Há exemplos de Universidades Federais com Campus em diferentes Estados, como a Universidade Federal da Fronteira Sul nos estados do Sul e a Universidade Federal da Integração da Amazônia, a própria UNILAB de Redenção é uma Universidade Internacional e terá Campus na Bahia. Não adianta ficar tentando um acordo com a Reitoria da UFC para a vinda de um Campus pra o Vale do Jaguaribe, pois não há interesse desta para tal. É visível o desprezo da Reitoria da UFC para com a Região Jaguaribana e quando "não se tem a vontade não tem nada", pois como já dizia minha avó "quando se tem a vontade tem a metade". Outras Universidades Federais de nossos Estados vizinhos já se expandiram para todas as Regiões dos seus Estados, somente a UFC nunca tem condições, pelo amor de Deus né! O Reitor já afirmou que não tem condições de implantar mais um Campus da UFC, já que não tem, então saia do meio e deixe as Universidades dos outros Estados fazerem o dever que a UFC não consegue. Por sinal a UFC a cada ano cai no Ranking das Universidades Federais Brasileiras, já foi ultrapassada pela UFSM do RS e logo será ultrapassada pela UFERSA do RN e UFCG da PB. Esse Campus da UFERSA será o embrião da Universidade Federal que terá Campus nas principais cidades do Vale do Rio Jaguaribe (Iguatu, Jaguaribe, Morada Nova, Russas, Limoeiro do Norte, Aracati entre outras).

    ResponderExcluir